quinta-feira, 18 de junho de 2015

Projeto "Arte Científica" no Colégio Alberto Rebello Valente

por Bernardo Ozorio



PROJETO "ARTE CIENTÍFICA: ANIMAIS DO PARANÁ"

O projeto foi realizado no colégio no período vespertino, atingindo as turmas do sexto e sétimo ano, e do Mais Educação. O cronograma do projeto contou com uma palestra sobre " A arte e a ciência caminhando juntas", uma palestra sobre os animais dos campos gerais, seguido pela criação de obras de arte pelos alunos. Teve como objetivo informar os alunos sobre a diversidade da fauna local, e estimular sua criatividade.

Na palestra sobre arte os alunos puderam conhecer o estilo dos trabalhos de Salvador Dali, Leonardo da Vinci, Romero Britto e Tarsila do Amaral. Os animais utilizados para representar a fauna pontagrossense foram a Gralha Azul, o Tatuí (Aegla castro), o Lobo Guará, o Quati, a Urutu e a Capivara. Foram ministradas as localizações destes animais na nossa região como o Alagados, Buraco do Padre, Parque Nacional de Vila Velha. À partir destes conhecimentos, os alunos deveriam criar suas obras de arte incluindo os animais nos estilos dos artistas.

Puderam ser utilizados materiais encontrados nos arredores do colégio, como pinhão, galhos, flores, frutos, folhas. Além dos clássicos, como lápis de cor, grafite, tinta guache e glitter. O material resultante do projeto deu origem a um concurso cultural envolvendo os alunos. Você poderá acompanhar os resultados do projeto no vídeo abaixo, e em breve a segunda parte desta postagem com o vencedor(a) do concurso.

Criação das Obras de Arte pelos alunos



Vídeo do Projeto "Arte Científica"


Obras criadas pelos alunos
(clique para ampliar)
























































Publicado por Bernardo Ozorio

Nenhum comentário:

Postar um comentário